Abdon Murad Júnior nos conta quais são os nutrientes que protegem o cérebro


Não é de hoje que todos nós sabemos que a ingestão de nutrientes é essencial para nosso organismo como um todo, podendo melhor nossa saúde adquirindo esses nutrientes através da alimentação e de hábitos que certamente podem nos ajudar em busca da tão sonhada qualidade de vida.

Para falar sobre o assunto, convidamos o médico Abdon Murad Júnior, fala falar sobre como proteger o cérebro, órgão este responsável por nosso corpo todo: 

“Tudo aquilo que nós consumimos pode atuar de forma negativa ou positiva em nosso organismo e principalmente sobre o funcionamento dos órgãos, o que continua motivando a nutrologia a acompanhar a relação entre todos os mecanismos do organismo e nutrientes dos mais variados alimentos”, aponta  Dr. Abdon Murad. 

Neste artigo você poderá acompanhar que diversas pesquisas ao redor do mundo vêm analisando nutrientes com efeitos positivos sobre o cérebro e a memória. E você pode conferir, a seguir, quais são os principais e as melhores fontes de cada um deles: 

  • Ômega 3

Os ácidos do ômega 3, se tratam de uma gordura poliinsaturada, que têm propriedades neuroprotetoras, responsável por tratar esse ácido graxo essencial capaz de prevenir doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer, bem como danos neurológicos ao longo dos anos. 

Na rotina das pessoas mais jovens, principalmente, ele auxilia na conexão entre os neurônios e na regeneração de células nervosas e ainda pode ajudar na perda de peso

O Dr. Abdon Murad Júnior salienta que ômega 3 não é produzido por nosso organismo e ele deve ser ingerido por meio de alimentação, por isso vale apostar em peixes como sardinha, salmão e atum, e ainda consumir através da suplementação. 

  • Selênio

Está presente principalmente em oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas, o selênio ajuda a barrar o estresse oxidativo que leva a danos neuronais, bem como ao desgaste cerebral e a condições como a doença de Alzheimer, entre outras. 

“Tendo um consumo adequado de selênio, a memória, a capacidade cognitiva e a capacidade de aprendizagem têm mais chances de serem preservadas ao longo dos anos”, conclui o médico Abdon Murad Júnior. 

  • Luteína

Trata-se de um carotenoide, que está presente no brócolis, na couve, no espinafre e nas folhas verde-escuras em geral, é um grande aliado do sistema nervoso e da saúde cerebral: quem tem níveis elevados de luteína no sangue possui melhora na inteligência e memória.

Concomitante a isso, essas pessoas tendem a ter massa cinzenta mais significativa no córtex cerebral, o que pode preservar o cérebro e até mesmo barrar a perda cognitiva à medida em que o corpo envelhece. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obesidade é segunda principal causa de morte no mundo, segundo Abdon Murad Júnior