Aftas: Abdon Murad Junior comenta as causas e tratamentos
Quem nunca sofreu com aquelas bolinhas brancas dolorosas que machucam quando nos alimentamos que atire a primeira pedra, pois de fato as aftas incomodam muito e causam inúmeros desconfortos. 

Ter aftas de tempos em tempos é bastante comum para muitas pessoas, que vira e mexe acordam com esse prêmio que ninguém quer e acaba persistindo por alguns dias. 

Para o Dr. Abdon Murad Junior, as aftas devem ser descritas como: “pequena úlcera rasa que aparece na cavidade oral, que normalmente decorrem de acidentes, como mordidas ou pelo uso de aparelhos dentais. 


  • O que causam as aftas? 

Alguns fatores, isolados ou em conjunto, podem ser determinantes para o aparecimentos dessas feridas. 

“Sabemos que as aftas são bastante comuns, principalmente em mulheres e que cerca de 30% das pessoas acometidas têm casos na família, talvez por associação genética ou também por exposição ambiental semelhante”, aponta Abdon Jr. 

As pesquisas indicam que machucados decorrentes de acidentes como mordidas, ou escovação excessiva tendem a propiciar um ambiente perfeito ao aparecimento das aftas. Concomitante a isso, um sistema imunológico debilitado, possuindo carência de vitamina B12, reações alérgicas às bactérias bucais, doenças inflamatórias do sistema digestivo e até mesmo o estresse emocional podem acarretar o surgimento das aftas.

  • Dr. Abdon Murad Jr, quais são os principais sintomas trazidos pelas aftas? 

Os sintomas mais comuns que conhecemos das aftas podem aparecer com um ou dois dias antes de a afta propriamente dita surgir. É comum aparecer um ardor ou um tipo de queimação no local afetado pelo ferimento e quando as aftas aparecem em grande número, pode ser difícil engolir alimentos ou líquidos, especialmente os mais ácidos.

Em casos mais raros, o Dr. Abdon Murad menciona que eventualmente, podem aparecer gânglios no pescoço, popularmente chamados de ínguas, que podem gerar sensação de cansaço e até febre, sendo necessários nesses casos intervenções médicas. 

  • Abdon Murad Junior ensina como tratar um quadro de aftas: 

As aftas no geral são bem pequenas e geralmente não necessitam de tratamento e costumam desapar em até duas semanas.

Agora, caso haja dor excessiva ou até mesmo dificuldade para deglutir, é indicado que se recorra a tratamentos sintomáticos como: os bochechos com medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, podendo associar à aplicação de pomadas para uso oral (orabase) com analgésicos. 

O médico Abdon Murad Junior, menciona que em casos mais graves, pode ser necessário o uso de anti-inflamatórios sistêmicos, como os corticoides, ou ainda medicamentos para reduzir a acidez do estômago. 

Durante o período de recuperação, algumas atitudes bastante simples podem ajudar: 

  • Evite alimentos ácidos ou muito condimentados (eles são irritantes) 
  • Escove os dentes suavemente. 
  • Quebre pequenos pedaços de gelo e deixá-los dissolver na boca, isso ajuda a aliviar a irritação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obesidade é segunda principal causa de morte no mundo, segundo Abdon Murad Júnior