Dr. Abdon Murad Jr. responde porque existem pessoas que não emagrecem mesmo se exercitando 





Não é raro ficarmos sabendo de casos onde pessoas com sobrepeso se exercitam e ainda sim não perdem peso. Esta triste realidade infelizmente acompanha o dia a dia de muitas pessoas, que acabam se sentindo desmotivadas por esta condição. 

O exercício físico é dito como um aliado para quem deseja perder peso, no entanto, para muitas pessoas, mesmo praticando atividades físicas de forma frequente, os resultados esperados na balança nem sempre são alcançados. 

Para conversar sobre o assunto, convidamos o médico Dr. Abdon José Murad Júnior para falar explicar porque isso ocorre: 

Recentemente, foi feita uma pesquisa onde reuniram o total de 171 participantes com idades entre 18 e 65 anos com quadros de sobrepeso ou obesidade.

Durante o período de seis meses, os pesquisadores analisaram a rotina de atividades físicas dos voluntários, bem como as suas taxas de consumo de calorias e de metabolismo.

Os participantes da pesquisa foram divididos em três grupos, distribuídos da seguinte maneira: 

  • Primeiro grupo: pessoas que levavam uma vida praticar exercícios físicos

  • Segundo grupo: participantes que mantinham uma rotina de exercícios supervisionados, com gasto calórico semanal de 700 kcal.

  • Terceiro grupo: pessoas que praticavam atividade física supervisionada, com gasto calórico semanal de 1.600 kcal.

O Dr. Abdon Murad Júnior conta que os participantes que praticaram atividades físicas acabaram não tendo mudanças significativas quanto a emagrecer e segundo a explicação do médico, isso ocorreu porque eles tinham mais apetite, e devido ao excesso de fome acabavam ingerindo até 125 kcal a mais por dia após as atividades físicas.

O médico comenta que este é um quadro bastante frequente na rotina de algumas pessoas: “apesar de praticar exercícios físicos com frequência, existem pessoas que acham que devido ao fato de estarem se exercitando isso é suficiente para fazê-las perder peso”, ressalta o profissional. 

Vale enfatizar que existem muitas pessoas com pensamento de recompensa quando comem,  e com a ingestão de calorias a mais, o peso delas não diminui. Na pesquisa realizada apenas os voluntários que não tiveram o agravante do pensamento de recompensa, conseguiram de fato emagrecer. 

Abdon Murad Jr. ressalta que não se deve enxergar a comida como uma recompensa após exercitar-se: “perder peso é um conjunto de boas ações, coma bem e mexa-se, assim os resultados serão alcançados e vistos”, conclui o médico. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obesidade é segunda principal causa de morte no mundo, segundo Abdon Murad Júnior