Quais as doenças associadas à obesidade? Dr. Abdon Murad Júnior explica

Não é novidade para ninguém que a obesidade traz diversos prejuízos às pessoas, muito além da questão estética, a saúde é impactada de forma intensa, o que acarreta diversas outras doenças. 

Cerca de 20% da população brasileira é considerada obesa, e para o médico cirurgião Abdon José Murad Júnior este número é preocupante, pois além do excesso de gordura, muitas outras doenças acompanham o sobrepeso. 

Acompanhe a seguir a lista das principais doenças que estão associadas à obesidade: 


  • Hipertensão: A obesidade é considerada como um dos principais fatores de risco para a hipertensão. O problema afeta o equivalente a um terço da população e segundo números da Organização Mundial de Saúde (OMS), a hipertensão mata anualmente 9,4 milhões de pessoas em todo o mundo. 

Na visão do Dr. Abdon Murad Júnior, perder peso permite a redução dos níveis de açúcar e das gorduras no sangue, tais como os triglicerídeos, o colesterol total e o colesterol mau (LDL-colesterol) — além de proporcionar o aumento do colesterol bom (HDL-colesterol). 

  • Diabetes: Devido à acumulação de tecido adiposo, que costumeiramente chamamos de gordura, principalmente na zona abdominal, atrapalha o normal funcionamento das células na transformação da glicose em energia e leva a uma condição conhecida como resistência à insulina, acarretando consequentemente a diabetes do tipo 2.

  • Gordura no Fígado: Segundo o médico Abdon Murad Jr., uma das complicações associadas à obesidade é a esteatose, também chamada “doença hepática gordurosa não-alcoólica”, quadro que surge sem resultar de um exagerado consumo de álcool.

O Dr. Murad explica que o interior das células do órgão é infiltrado por partículas microscópicas de gordura, e que quando não tratado, o problema pode evoluir para uma cirrose hepática.

  • Apneia do sono: A obesidade é o principal fator de risco da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). Este é um problema é considerado muito grave, capaz de provocar uma excessiva sonolência diurna, que se torna capaz de perturbar a capacidade de raciocínio e avaliação, o que aumenta o risco de acidentes de viação ou de trabalho. 

“Tudo isso ocorre porque as vias respiratórias superiores sofrem colapsos intermitentes durante a noite, superiores a 10 segundos, que provocam mini-despertares e desequilibram os níveis de oxigénio no sangue”, explica o Dr. Abdon José Murad Júnior. 

Os especialistas indicam que para a resolução de doenças, é essencial que os pacientes percam peso, assim a saúde melhora e consequentemente a qualidade de vida e bem-estar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obesidade é segunda principal causa de morte no mundo, segundo Abdon Murad Júnior